quinta-feira, 23 de abril de 2009

É melhor ser governado pela medula do que pelo cérebro.

" É melhor ser governado pela medula do que pelo cérebro".

Esta frase (pensamento, mandamento ou sei lá o quê ) que data de 2000 veio à minha cabeça hoje. Dei de cara com este petardo de maluquice biológica-estudantil num quadro de giz, em um corredor da Uerj. Marcou-me. O autor era um lindo futuro biólogo, com cabelos longos, olhos que pareciam prontos a devorar com ternura e dono de uma das risadas mais insanas que já ouvi. E fora que achei a frase o máximo!
Mas, pensando hoje, vejo que é um tanto radical e até perigosa. Na verdade, acho que toda ação pode ter natureza inesperada: às vezes é uma questão medular, de reflexo; às vezes é uma questão de pensar sim, de ação do sujeito comandante do SNC!
A vida até pode ser encarada como uma locomotiva guiada pelo desejo louco e desenfreado. Em algumas situações, tal caráter é o que lhe cabe. No entanto, quando a locomotiva começa a se tornar um monstro sem controle, que te bate na cara porque você assim deixou, é hora de o veículo ter movimentos mais pensados e cuidados. Mas tais movimentos não precisam ser plastificados; a perda de naturalidade é a pior morte para qualquer coisa que se movimente.
Se eu encontrasse o autor da frase que desencadeou estas elocubrações, diria a ele minha carinhosa versão de sua criação: "É tão bom ser governado pela medula quanto pelo cérebro".
Onde será que anda o Pedro?

Nenhum comentário: